segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alimento

Temos visto no blog as relações entre o humano, meio ambiente e sustentabilidade alinhavadas pelo corpo.

Não à toa sigo o caminho motor para percorrer o Corpo Sustentável, pois como já afirmei anteriormente, pensar em corpo, é pensar em movimento (e em especial, para uma fisioterapeuta).

Mas, ainda ocupando o movimento o papel principal, podemos expandir as associações e numa atitude de atrevimento, traçar relações entre o Corpo Sustentável e outros aspectos. Por exemplo, a alimentação (fonte de enérgia para o movimento).

Hoje, é muito comum, dispensarmos tempo e atenção ao tema...

... falta de alimento, excesso, distúrbios alimentares, doenças relacionadas a forma que nos alimentamos. 

Nossa alimentação reflete também nossas escolhas, nosso estilo de vida: a quantidade e qualidade do alimento consumido, passando pela comodidade, trabalho e tempo  dispensados desde o preparo ao ato propriamente dito de comer. 

Muitas escolhas e hábitos que resultam mais comumente em quilos a mais (ACUMULAMOS). Estamos ficando mais gordos. E ainda, por cima, toda facilidade do mundo tecnológico, "facilitando" nossa vida, economizando nossa enérgia. Tudo em conformidade com o modo que vivemos. 

Como diz uma velha música... É preciso ter atenção...

Não se trata de perder noites pensando nisto tudo, mas admitir certas associações, evitando buscar fórmulas mágicas ao que está certo como mau escolha, que levará a outras tantas.

Nosso estilo de vida é o grande responsável pelo final da obra... e tudo isto, pode ter certeza muito se relaciona com meio ambiente e sustentabilidade. Passa pela mudança de modelos que já não nos servem... que me corrijam os educadores ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário