segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sustentabilidade


O tema da vez é a sustentabilidade. Está em toda parte: conferências, noticiários,  empresas, escolas ... blogs!!!

Cada um tratando o assunto de acordo sua necessidade e interesse.

É incontestável que apesar da nobreza do assunto, ocorreu a banalização do termo. Tornou-se vantajoso ter a imagem ou produto associado a palavra mágica.

Assim, tem acontecido. 

Mas também, há quem tenha o comprometimento real com a causa. 

Existem muitos humanos que revendo seus conceitos, começaram a se questionar e preocupar com a responsabilidade que compete a si dentro da dinâmica da vida. Isto envolve, desde  aspectos relacionados ao excesso de consumo dos recursos, as cadeias de produção, ampliando para infinitas relações consigo, com o outro e o Planeta.

O blog Corpo Sustentável nasce do questionamento de alguém que trabalha com o corpo humano, mas sendo maravilhada por esse Planeta e estudando algo que se refere ao meio ambiente, viu na educação ambiental e na educação corporal (ou somática) grandes paralelos e interrelações. Integração.

Mas, falemos um pouco de quando surge o conceito de sustentabilidade. 

Ele não é tão novo(!), embora venha se delineando desde 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Somente passa a receber a denominação sustentabilidade no Relatório Brundtland em 1987, e oficialmente se consagra na Rio-92, como desenvolvimento sustentável.
  
Quanto a definição mais aceita, refere-se ao desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Não esgota os recursos para o futuro.

Informações importantes, as quais valem lembrar.

Desse modo, podemos refletir sobre as relações de desenvolvimento sustentável que construímos ou construíremos com o nosso corpo,  aspectos que se relacionam ao quanto dará conta de suprir minhas necessidades no dia a dia... quanto o sobrecarrego ou não, de forma que não se esgote antes do esperado (como exemplo : artroses precoces por over use)... quanto é de fato inteligente, econômico e eficiente... belo na ação.

Uma outra forma de se pensar em sustentabilidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário