quarta-feira, 30 de março de 2011

Somos Meio Ambiente

Caros humanos,

Retorno ao tema, lançando um novo ponto de vista... mas é preciso "cabeçar" um pouco para explicar! Veremos que a ideia não é tão estranha.

A pesquisa no velho Aurélio do significado da palavra meio remete a "lugar onde se vive"; já ambiente corresponde a "aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas".

Quanto a definição de "meio ambiente", se refere a indicação de um espaço (com componentes bióticos e abióticos, suas interações) em que um ser vive e se desenvolve trocando energia e interagindo com esse espaço, transformando e sendo transformado.

Assim, pensar no corpo como um espaço preenchido por matéria, ou seja, órgãos e organismos  (sim, por exemplo aquelas bactérias presentes em nossa flora intestinal) dentro de um limite físico onde acontecem inúmeras e complexas interações e transformações, não nos distancia da relação provocada no título do post.
  
"Templo da alma", "Morada do eu", "Minha primeira casa"... não é raro nos depararmos com frases que situam o corpo como espaço ocupado. No caso, novamente encontramos a  referência da atribuição de um sentido de preenchimento a um lugar. Sendo assim, ocupamos primeiro a Nós mesmos, seguindo o Planeta e o Universo.  

Essa provocação através de definições e associações, pretende aproximar o tema ambiental do seu espaço, de você. 

Imaginar-se meio ambiente... algo que não está lá fora, mas que é você, sua carne, pode fazer alguma diferença, quando refletimos sobre  os variados assuntos ambientais os quais nos deparamos cotidianamente.

No mínimo pode nos sensibilizar mais para a temática... ou então, sob outro olhar , favorecer a ideia de encarar nosso corpo não como mais um meio a ser explorado até a extinção, sem dó ou piedade...

...mas como um lugar que pode ser desenvolvido sustentavelmente, garantindo uma melhor harmonia e qualidade de vida a quem se constitui dono do pedaço.


Construir um Corpo Sustentável, entende?


Nenhum comentário:

Postar um comentário